Backup compactado


O uso de SSD atualmente nos proporciona uma performance considerável nos sistemas em uso. Porém, ainda é uma tecnologia muito cara para o usuário consumidor final que em geral possui um HD deste tipo na ordem de 256Gb. Empresas podem ter 1Tb ou mais, mas para o desenvolvedor de aplicações que irá ter várias bases de clientes restauradas, o pequeno espaço em disco pode ser um grande problema.

Uma prática importante pra este caso é fazer o backup da base já compactado pelo próprio SGBD, gerando um arquivo de backup de até 10% do tamanho original, dispensando assim o uso de ferramentas externas para criar (por exemplo) um .zip do arquivo de backup da base enorme e evitando a necessidade de ter o dobro de espaço no HD para restaurá-la.

Por exemplo: uma base possui 40Gb de tamanho e seu HD SSD tem apenas 70Gb de espaço livre. Para restaurar uma base precisaríamos de (no mínimo) 80Gb de espaço livre. Se você zipar o backup da base com uma ferramenta externa, ganhará na transferência, mas o arquivo compactado com cerca de 4Gb irá extrair um arquivo de backup de 40Gb de qualquer maneira. Fazendo o uso da opção de compactação do próprio SQL Server, precisará apenas de aproximadamente 44 Gb (cerca de 4Gb do backup + 40Gb para base restaurada) pois o backup é restaurado diretamente no SGBD, sem a necessidade de descompactar.

Este problema tende a desaparecer futuramente à medida que os SSDs forem ficando maiores a um custo acessível. Por outro lado, poderemos também querer armazenar cada vez mais dados, como uma imagem de alta definição ou vídeo, aumentando o tamanho das bases. Além disso, a transferência de arquivos grandes também deve ser considerada. O uso de ferramentas compactadoras pode não reduzir tanto quanto a funcionalidade específica criada pelo fornecedor do SGBD.

Para fazer o backup compactado, siga os 3 seguintes passos:


1.    Botão direito sobre a base >> Tasks (ou Tarefas) >> Back Up... (figura 1);

2.    Adicione o nome e local do arquivo gerado (figura 2);

3.    Em Backup Options selecione a Compress Backup (figura 3).

 

Depois é só dar OK para iniciar seu backup.

 

 


Figura 1: Opção de menu para o backup

 

 

 


 Figura 2: Adicione o nome e local do arquivo gerado

 

 


Figura 3: Seleção da opção para backup compactado


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importação de arquivos CSV

Performance SQL Server - Índices